Filme regional 'O Chocalheiro' estreia no teatro Municipal de Boa Vista com entrada gratuita
19/07/2025
(Foto: Reprodução) Luiz Fernando, Felipe Medeiros, João Paixão Mebs, Luigi Brandão e Cristiane Brandão são os talentos locais que estrelam o filme
Divulgação
O filme curta-metragem "O Chocalheiro", dirigido por Vanessa Brandão e Leonardo Brandão, estreia neste domingo (20) no Teatro Municipal de Boa Vista às 19h. A entrada é gratuita.
O curta foi gravado em Roraima com equipe técnica e elenco local. A produção é o primeiro lançamento oficial de uma obra de ficção do Instituto Aichan, em coprodução com a Platô Filmes, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
"O Chocalheiro" retrata os silêncios e assombros que atravessam gerações. A narrativa se passa na pequena Fazenda Cruz Nova, onde um desentendimento entre pai e filho desencadeia uma jornada inesperada. Quando Domingos, uma criança marcada pelas palavras duras do pai, adentra a mata ao entardecer, ele encontra não apenas o desconhecido, mas também a figura mítica do Chocalheiro, entidade do imaginário popular que carrega lições profundas sobre culpa, medo e reconciliação.
O filme surgiu do desejo de contar histórias do território roraimense através do cinema, de que está na hora de mostrar nas telonas a realidade e folclore do estado, segundo os diretores da produção
"Queríamos dar destaque para a cosmologia local, já que passamos a vida tendo que consumir o que vem de fora. Ver nossa realidade na telona, o que acontece nas localidades distantes, é uma forma de guardar essas histórias contadas por nossos avós. Somos muito gratos por essa oportunidade de criar um filme do zero", disse Leonardo.
O roteiro foi escrito por Luiz Fernando Pires, Leonardo Brandão, Vanessa Brandão e Cristiane Brandão, no elenco estrelam Luiz Fernando, Felipe Medeiros, João Paixão Mebs, Luigi Brandão e Cristiane Brandão. A direção de fotografia e a edição são de Yare Perdomo. A trilha sonora original é da banda Ditambah, com letra de Rodrigo Mebs e produção musical de Franklin Lima.
Equipe de "O Chocalheiro" nas gravações do filme
Divulgação/Arquivo Pessoal
O curta foi gravado no final de janeiro de 2025, em apenas dois dias, em uma fazenda da família na região do município de Alto Alegre. Apesar dos desafios de gerir recursos e de dirigir um filme pela primeira vez e com tudo do zero, os diretos afirmam que aprenderam e se esforçaram para entregar o filme com profissionalismo e qualidade.
“Apesar da nossa pouca experiência com ficção, buscamos fazer tudo da forma mais profissional possível, com roteiro ajustado, roteiro técnico, ordem do dia... e ainda contamos com a Yare Perdomo, que tem formação em cinema. Aprendemos muito com ela nesse período”, contou Vanessa.
O projeto foi selecionado pelo Edital 06/2023 da Lei Paulo Gustavo, na categoria Novos Realizadores de Audiovisual, e conta com apoio do Instituto Harmonic, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), Prefeitura de Boa Vista, Município de Alto Alegre, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
O Chocalheiro
ONDE: Cinema do Teatro Municipal de Boa Vista, na avenida Glaycon de Paiva, S/N, bairro São Vicente, em Boa Vista;
QUANTO: Entrada gratuita;
QUANDO: Domingo (20), 19h.
Dia do Cinema Brasileiro: entenda a inspiração dos diretores de filmes em Roraima
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.