Aeroporto de Brasília suspende uso de bebedouros após alteração na cor da água
19/07/2025
(Foto: Reprodução) Aeroporto de Brasília suspende uso de bebedouros após alteração na cor da água.
Arquivo Pessoal
O uso dos bebedouros do Aeroporto Internacional de Brasília está temporariamente suspenso após alteração na coloração da água.
Um comunicado de manutenção foi colocado próximo aos equipamentos informando que estão "temporariamente indisponíveis" nesta quinta-feira (17) (veja imagem acima).
De acordo com funcionários do terminal ouvidos pelo g1, o problema começou a ser percebido ainda no domingo (13), quando a água passou a apresentar coloração esbranquiçada e gosto alterado.
Eles afirmam que colegas passaram mal, com sintomas como diarreia, após consumir a água do local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Em nota, a Inframerica, concessionária que administra o terminal, confirmou que a água chegou "turva".
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), no entanto, disse à Inframerica que o líquido continua próprio para consumo e não está contaminado.
A empresa informou ainda que, por precaução, coletou amostras para monitoramento da qualidade da água e que, como medida imediata, suspendeu temporariamente a utilização dos bebedouros.
O terminal não informou se há previsão para retomada do serviço.
Já a Caesb disse que fez uma manutenção emergencial na rede que abastece a região do aeroporto, o que causou um aumento momentâneo na turbidez da água (veja notas na íntegra ao fim da reportagem).
Possível contaminação preocupa funcionários
Comunicado interno enviado por uma companhia aérea aos funcionários.
Arquivo Pessoal.
Segundo funcionários, apesar do corte no fornecimento de água dos bebedouros, a água continua disponível em pias e banheiros usados por passageiros e trabalhadores, além de quiosques do terminal.
“A gente lava a mão, o rosto, e isso causa preocupação. Porque, se a água estiver impura, também é perigoso”, disse um funcionário que não quis se identificar.
O g1 teve acesso a um comunicado interno enviado por uma companhia aérea aos funcionários, orientando que não consumissem a água dos bebedouros do aeroporto. A mensagem alertava que a água estava “temporariamente imprópria para consumo” (veja imagem acima).
Um vídeo feito por um funcionário mostra água ainda turva nos banheiros nesta sexta-feira (18) (veja abaixo).
Vídeo mostra água ainda turva nos banheiros nesta sexta-feira (18).
O que diz a Inframérica
"O Aeroporto de Brasília informa que foi identificada alteração na coloração da água que abastece o sítio aeroportuário. A água fornecida pelo sistema da CAESB está chegando turva. Todavia, conforme informado pela empresa, a água segue própria para consumo e não está contaminada.
Por precaução, a Inframerica realizou coleta de amostras para o monitoramento da qualidade da água. Esse procedimento já é realizado mensalmente pela concessionária, e a equipe de sustentabilidade está realizando hoje um novo teste e o monitoramento está sendo realizado em parceria com o órgão de hora em hora.
A administração do aeroporto e a empresa responsável pelo fornecimento de água identificaram a origem do problema e estão atuando ativamente para restabelecer os padrões da água o mais breve possível. A equipe de manutenção da Inframerica já está fazendo a limpeza e desinfecção dos reservatórios e realizando o monitoramento da rede.
Como medida imediata, a utilização dos bebedouros foi suspensa temporariamente. A Inframerica reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos e seguimos monitorando a situação com total atenção e responsabilidade."
O que diz a Caesb
"A Caesb informa que realizou uma manutenção emergencial na rede de água que abastece a região, o que ocasionou um aumento momentâneo na turbidez da água. A Companhia está adotando todas as medidas necessárias para que a coloração volte à normalidade."
LEIA TAMBÉM:
SÍNDROME DE FOURNIER: entenda doença rara que causou necrose na região genital de jovem
CNH SUSPENSA: motociclista com R$ 214 mil em multas é flagrado no Eixão Norte
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.